Ao longo do ano lectivo 2010/2011 realizámos, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho acerca do Cancro. Decidimos escolher este tema uma vez que todos os membros do grupo pretendem seguir um curso na área da saúde, e para além disso esta é uma das doenças mais abordadas nos últimos anos e com grande impacto na sociedade.

Durante o primeiro período foram várias as actividades que desenvolvemos. Começámos por criar uma sigla de grupo, que neste caso resultou em ACCEJ (iniciais de todos os membros do grupo). De seguida, decidimos elaborar o nosso logótipo que representa a união não só da nossa sigla, como também do laço (um dos símbolos mais populares do cancro) e por último o coração que simboliza um elemento fundamental da saúde e da sobrevivência. Uma das etapas mais importantes desta fase do projecto foi a recolha de diversos tipos de informação, de modo a que esta pudesse ser tratada e organizada com vista à elaboração do Power Point para apresentar no último período. Outra das importantes etapas foi ainda a realização e aplicação de inquéritos à população escolar. Estes inquéritos tinham como objectivo perceber quais os conhecimentos e quais as dúvidas mais frequentes dos alunos no que toca à temática do cancro. Depois de realizados e analisados estes inquéritos, passámos então à elaboração de gráficos, que também foram utilizados mais tarde na nossa apresentação final.

Ao tomarmos conhecimento de um caso de uma funcionária da escola (D.Margarida) que sobreviveu ao flagelo do cancro da mama decidimos realizar-lhe uma entrevista para que pudesse não só partilhar a sua história e passar um testemunho positivo, como também enriquecer o nosso trabalho. Outra das actividades desenvolvidas foi a criação de um blog com o objectivo de divulgarmos o nosso projecto e também de partilharmos aquilo que considerávamos importante relativamente ao tema do cancro.

Iniciámos o segundo período com a alteração do blog para site, uma vez que considerámos que este era mais vantajoso e que possuía mais opções de escolha. Ao longo do ano fomos melhorando constantemente o site colocando novos separadores, notícias, informações sobre o grupo, o projecto e as actividades que íamos desenvolvendo. Colocámos ainda a decorrer no site uma sondagem sobre algumas questões relacionadas com o cancro, cujas respostas foram reveladas depois de concluído o trabalho. Desta forma o site foi-se tornando mais apelativo, criativo e inovador. Criámos ainda um perfil na rede social Facebook, para que pudéssemos divulgar da melhor forma o nosso projecto e ainda enviámos e-mails para todos os nossos contactos de e-mail para que mais uma vez conseguíssemos divulgar o site e o nosso trabalho.

Durante este segundo período iniciámos o contacto a instituições relacionadas com o cancro de modo a que pudessem colaborar connosco e auxiliar-nos no nosso projecto. Contactámos o IPO que nos deu a conhecer uma iniciativa desenvolvida pelo instituto, directamente relacionada com trabalhos escolares, que consistia em desenvolver um projecto individualizado de acordo com alguns temas por eles sugeridos (relacionados com o cancro) que depois seriam submetidos a concurso. Por falta de tempo optámos por não aderir a esta iniciativa. Outra das instituições que contactámos foi a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Apesar de inicialmente nos termos deparado com alguns problemas de comunicação em contactar a Liga, depois de diversas insistências conseguimos estabelecer ligações com o departamento do Núcleo Regional do Sul que nos remeteu para a directora do mesmo. Assim e depois de várias conversas conseguimos por fim marcar uma visita à sede da LPCC e ficar assim a conhecer qual o seu modo de actuação. Nesta visita ficámos então a conhecer as instalações, tivemos conhecimento das várias formas como a Liga interage com os doentes oncológicos, obtivemos informações acerca do voluntariado, sobre os programas de rastreio que realizam com vista à prevenção do cancro, as formas como angariam fundos, etc. Tomámos ainda conhecimento da existência de uma corrida organizada pela Liga com o objectivo de recolher fundos para a investigação científica do cancro, designada por Corrida Terry Fox. Desta forma decidimos então que era uma boa oportunidade não só de contribuir como também de estarmos mais de perto com pessoas relacionadas directa ou indirectamente com a temática do cancro.

Curiosamente em meados do mês de Março a escola foi contactada pela União Humanitária dos Doentes com Cancro com vista à realização de uma palestra de sensibilização para alguns tipos de cancro. Ao sabermos deste contacto aceitámos a sugestão do nosso professor e decidimos então colaborar com esta palestra e fazer a introdução da mesma. Tentámos organizá-la da melhor maneira possível e fizemos convites de modo a convidar algumas turmas, professores e membros do conselho executivo. A palestra correu bem, de uma maneira geral foi esclarecedora apesar de algumas intervenções por parte do público poderem ter gerado alguma controvérsia. Os alunos foram sensibilizados de uma maneira mais focada para os cancros de pele, mama, colo do útero e pulmão e tiveram a oportunidade de realizar testes ao teor de carbono que apresentam nos pulmões.

Com vista à nossa apresentação final tivemos a ideia de criar um programa de rastreio fictício, uma vez que ao longo da realização deste trabalho nos tínhamos vindo a aperceber que a detecção precoce do cancro é uma excelente maneira de evitar que a doença se agrave. Assim sendo fomos trabalhando esta ideia que abrangeu diferentes plataformas. Decidimos que o nosso programa de rastreio deveria incidir no cancro de mama, pois é um dos mais abrangentes na sociedade e além disso enquanto mulheres este é um tema que nos toca particularmente.

Um dos objectivos deste período era realizar pelo menos mais uma entrevista, no entanto tendo em conta que acabava por não se enquadrar com o tema geral do PowerPoint final acabámos por não realizar.

No final do segundo período iniciámos então a elaboração do PowerPoint final, tendo esta elaboração prosseguido durante as férias da Páscoa.

Chegado o terceiro período continuámos a trabalhar na nossa apresentação final e na execução do PowerPoint. Entretanto divulgámos pela escola, através da afixação de cartazes pelos diversos pavilhões, a corrida Terry Fox. Participámos nesta corrida que ocorreu no dia 7 de Maio, no Parque das Nações, e foi uma excelente maneira de não só contribuir para a investigação do cancro como também de conviver e contactar com pessoas ligadas a este tema.

Através de um sorteio realizado na aula foi então decidido que a nossa apresentação se realizaria no dia 20 de Maio. Até esta data fomos realizando alguns ensaios em casa e no auditório da escola. Decidimos convidar os pais, alguns professores, membros do conselho executivo e algumas turmas. Visto que a maior parte das turmas não se encontrava disponível, para além da nossa esteve presente a turma 11º1.

Chegado então o dia da apresentação decorámos o auditório com cartazes e panfletos cedidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Levámos ainda um protótipo do corpo humano feminino de modo a tornar mais simples algumas explicações. Encontrando-se todos os convidados presentes demos então início à nossa apresentação. Começámos por explicar que as t-shirts que vestíamos eram aquelas que tínhamos obtido na corrida Terry Fox.

O nosso PowerPoint final foi repartido em duas grandes vertentes. Na primeira abordámos o cancro de uma forma mais geral para que os nossos convidados conseguissem perceber de uma forma clara e objectiva tudo o que envolve o cancro na generalidade. Assim explicámos o que é o cancro, os tipos de tumores que existem, o cancro quanto à hereditariedade e à genética, todo o processo da doença (sintomas, diagnóstico, tratamento), a influência da nutrição e da actividade física, os factores de risco, ainda as emoções e sentimentos vividos pelos doentes oncológicos onde incorporámos a entrevista realizada à D. Margarida e por fim a investigação científica do cancro. Aliados a estes tópicos desenvolvidos incorporámos a explicação dos gráficos provenientes dos inquéritos realizados no primeiro período de modo a divulgar os conhecimentos da população escolar à data da realização dos mesmos.

Numa segunda parte demos a conhecer um programa de rastreio fictício e idealizado por nós que incidiu de uma forma mais pormenorizada sobre o cancro de mama. Este programa incluiu a apresentação geral dos intervenientes, ou seja a população-alvo, uma programação, uma execução e de um modo mais interactivo um questionário acerca do Auto Exame da Mama, feito aos nossos convidados. Incluímos também imagens de alterações normais e anormais da mama e ainda um vídeo de sensibilização. Para complementar o programa de rastreio e para que este se tornasse mais perceptível à nossa audiência distribuímos algumas folhas durante a apresentação de modo a complementar algumas das informações que íamos fornecendo.

Durante a apresentação ocorreram alguns erros técnicos, nomeadamente ao nível do som e da imagem mas que de uma maneira geral não afectaram o decorrer da apresentação. Terminadas todas as nossas explicações apresentámos um vídeo final em que demos a conhecer através de fotografias todos os eventos em que participámos ao longo do ano, tal como a palestra da UHDC, a visita à LPCC e a corrida Terry Fox. O vídeo incluía também algumas fotos de momentos de trabalho em grupo e ainda os agradecimentos a todos aqueles que ao longo de um ano lectivo de trabalho contribuíram para a execução do nosso projecto. Ao mesmo tempo que o vídeo era passado foram entregues brindes alusivos ao nosso trabalho, que neste caso foram porta-chaves em forma de coração que incluíam o nosso logótipo e uma frase de esperança relativamente àqueles que atravessam o flagelo do cancro. Enquanto os convidados abandonavam a sala e enquanto fomos recebendo algumas felicitações colocámos como som de fundo a música Just Stand Up, que foi uma música que nos acompanhou ao longo do trabalho cuja letra transmite uma mensagem de força para aqueles que se deparam com o drama do Cancro. 

De modo a dar encerramento ao projecto decidimos por último passar um inquérito à turma 11º1 para que pudesse avaliar a nossa prestação durante a apresentação de modo a percebermos qual a mensagem que transmitimos e se nos conseguimos expressar da melhor forma. Ao analisarmos estes inquéritos, pudemos constatar que o nosso projecto teve um efeito muito positivo esclarecedor sobre esta turma.

Chegámos assim ao fim de todo este projecto acerca do Cancro, podemos dizer que fazemos um balanço muito positivo e consideramos que a nossa apresentação correu da melhor forma e que conseguimos transmitir ao público uma mensagem de esperança em relação ao cancro e possivelmente uma diferente forma de olhar esta doença.

Dispomos abaixo algumas partes da nossa apresentação final.

Eis aqui a primeira parte da nossa apresentação final.

Segunda parte

 Lamentamos que devido a problemas técnicos verificados no programa "Windows Movie Maker", não nos foi possível carregar o resto da nossa apresentação.

Assim que possível, será postado o resto desta apresentação.

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola