Muitas vezes, os médicos não conseguem explicar porque é que uma pessoa desenvolve cancro e outra não. No entanto, a investigação demonstra que determinados factores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver cancro. Globalmente, os factores de risco mais comuns, para o cancro, são apresentados em seguida:

         Envelhecimento.

         Tabaco.

         Luz solar.

         Radiação ionizante.

         Determinados químicos e outras substâncias.

         Alguns vírus e bactérias.

•        Determinadas hormonas.

         Álcool.

         Dieta pobre

         Falta de actividade física

         Excesso de peso.

Muitos destes factores de risco podem ser evitados. Outros, como por exemplo a história familiar, não podem; como tal, é importante referir sempre ao médico quaisquer dados clínicos familiares relevantes que existam na família.

Relativamente aos factores de risco conhecidos, que não sejam "familiares" (como a exposição excessiva à luz solar, o tabaco, o álcool, a dieta rica em gorduras, a falta de exercício físico, etc.) deve, sempre que possível, evitá-los.

Se pensa que pode apresentar risco aumentado para ter cancro, deverá discutir essa preocupação com o médico; poderá saber como reduzir o risco e qual será o calendário ideal para fazer exames regulares.

Com o passar do tempo, vários factores podem agir conjuntamente, para fazer com que células normais se tornem cancerígenas. Quando se avalia o risco de ter cancro, devem sempre ser considerados esses factores:

  • Nem tudo causa cancro.

  • O cancro não é causado por uma ferida, um inchaço ou uma equimose.

  • O cancro não é contagioso: ninguém ?apanha? cancro de outra pessoa.

  • Estar infectado com um vírus ou bactéria poder aumentar o risco para alguns tipos de cancro.

  • Se tiver um ou mais factores de risco, não quer dizer que venha a ter cancro; a maior parte das pessoas que têm factores de risco nunca irá desenvolver cancro.

  • Algumas pessoas são mais sensíveis que outras, aos factores de risco conhecidos.